domingo, 29 de janeiro de 2012

O Currículo e o Direito à Educação

A prática de ensino docente envolve vários fatores que vão desde a estrutura do espaço escolar até a formação docente, compreende o funcionamento da escola, a capacitação e o aperfeiçoamento profissional, a avaliação da aprendizagem e por fim à construção do projeto político pedagógico. Todos esses processos precisam estar de acordo com o currículo escolar e com a atuação da gestão da escola. É comum no contexto escolar surgir conflitos e questionamentos decorrentes das mudanças ocorridas no ambiente escolar e fora dele. O currículo escolar precisa, nesse contexto, estar de acordo com a participação, experiência e necessidade docente em consonância com as dificuldades dos alunos, para, a partir dessas vivências a equipe técnica pedagógica possa atuar e elaborar o currículo a partir dessas necessidades encontradas. Nos direitos humanos à educação se observa a garantia de uma educação de qualidade e de igualdade a todos que delas necessitarem, principalmente das pessoas que em idade apta não conseguiram concluir seus estudos. Dentro dessa linha é que buscamos inserir em nosso currículo uma atenção especial a Educação de Jovens e Adultos, visto que ainda se observa uma grande demanda de jovens e adultos nesta modalidade de ensino em nossa escola, que precisam não somente ingressar na escola, mas também concluir seus estudos. Para isso novas estratégias e metodologias educacionais precisam ser criadas e inseridas no currículo escolar para essa modalidade de ensino. Pois este funciona como um norte para a prática docente e como um suporte para a gestão, tendo em vista que a gestão escolar precisa conhecer a realidade e as dificuldades da escola para que sua atuação possa ser coerente e eficiente dentro do contexto que atua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário